22 de abril de 2014

15 Maiores Duvidas Em Relação À Escova Progressiva


1- A escova progressiva economiza mesmo tempo em frente ao espelho?
O principal objetivo do tratamento é alisar os fios e reduzir o volume. Além disso, ela oferece uma praticidade mais duradoura do que outros tratamentos com a mesma finalidade. O método chega a durar até quatro meses nos fios. Depois desse tempo, o cabelo já cresceu o suficiente para o volume da raiz começar a incomodar novamente. Ao realizarem a progressiva, as mulheres, que antes gastavam muito tempo arrumando o cabelo, só precisam de alguns minutos para finalização. Um pouco de ar quente do secador já ajuda a moldar o cabelo pós-progressiva.

2- O procedimento é indicado para qualquer tipo de cabelo?
Não. Ela é indicada para cabelos crespos e volumosos, mas é desaconselhável para cabelos afro, que tem fios porosos. O que costuma acontecer é que, geralmente, o cabelo crespo (bem espiral) tem um número menor de cutículas (escamas) e o produto acaba fixando menos. Quando o procedimento de selagem é feito nesse cabelo afro, os fios ficam mais grossos. Além disso, o procedimento é vetado para as crianças. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a aplicação de produtos químicos em crianças. Mas, mesmo assim, alguns profissionais aceitam fazer progressiva em crianças, apesar de saberem o risco do procedimento e as mudanças pelas quais a estrutura capilar de uma criança passa. 
3- Cabelos danificados podem fazer progressiva? 
O mais importante é fazer uma análise dos fios com um profissional especializado. Se os fios estiverem fragilizados e quebradiços, é importante recuperá-los antes de agredi-los novamente com mais química. O procedimento mais aconselhável é a hidratação. Nesse caso, as cauterizações devem ser evitadas, pois geralmente elas têm um creme reestruturador muito forte que acaba deixando o fio selado e brilhante, mas não hidratado.

4- As mulheres que já têm algum tipo de química no cabelo podem fazer a progressiva? 
Depende. Nos cabelos tingidos ou com mechas, pode-se fazer a progressiva. Dependendo do caso a tintura e a progressiva podem ser realizadas no mesmo dia, mas tem que ter o aval de um profissional qualificado. Além disso, os cabelos que passaram por um procedimento recente de relaxamento, devem esperar uma semana, no mínimo, até o cabelo estar preparado para um novo procedimento capilar. 

5- Cabelos sem química não se beneficiam tanto quanto os tingidos da progressiva? 

É verdade. O cabelo "virgem" não tem um bom resultado com a progressiva. Geralmente, os cabelos sem química têm fibras de queratina em perfeito estado, sem fissuras ou aberturas. Então, o produto da progressiva tem uma maior dificuldade de penetrar no fio e fazer efeito.Para atingir o resultado esperado, alguns profissionais realizam algum procedimento químico, como uma tintura ou um relaxamento, antes de fazer a escova progressiva.  
6- A (Anvisa) recebe várias denúncias a respeito de salões que utilizam formol. Qual o limite permitido? Quais os riscos do formol?
O limite máximo permitido nas fórmulas dos produtos é de 0,2 %. O formol pode acelerar a queda de cabelo, causar coceiras, descamação do couro cabeludo e problemas respiratórios. Sem contar a estrutura do cabelo, que sofre muito mais danos, com os fios ficando sem flexibilidade e se partindo. Quando isso acontece, o aspecto é de muito fios mais curtos em torno da cabeça, ao lado das têmporas, como se fossem fios novos, mas que são, na verdade, o cabelo que foi danificado pelo excesso de química.

7- Como saber se o produto usado tem formol além do permitido em sua composição? 
O cheiro forte e peculiar do formol é a melhor maneira de saber. Outra forma é pedir para verificar a embalagem e se estiver escrito "Formaldeído" ou "Poliformol" e variantes quer dizer que existe a presença desse hipermeabilizante. As indústrias químicas tentam de todo jeito alterar o nome dele nas embalagens para ficar mais difícil de entender e localizar o elemento, mas com um pouco de atenção é possível constatar a presença de formol. Fiscalize o rótulo e verifique as quantidades de formol , que deve ser de 0,2% na composição.

8- O formol tem substitutos mais "amigáveis"? Eles prejudicam o cabelo de alguma forma?
 Existem dois substitutos para o formol: o Tioglicolato de Amônio e a Etalonamina que é uma "prima" da amônia só que mais potente. Ambos não prejudicam o cabelo como o formol. O cabelo é regido por um pH, quando ele está ácido as escamas ficam fechadas e quando ele está alcalino as escamas ficam abertas. No procedimento da progressiva, um xampu de limpeza profunda é utilizado para abrir as escamas capilares, retirar os sais minerais e deixar o formol atuar, quebrando as cadeias e fibras internas dos fios e diminuindo o volume do cabelo. No entanto, as duas substâncias substitutas do formol não danificam o cabelo e não retiram moléculas da medula do fio. Elas apenas confundem as cadeias e fibras internas fazendo com que o cabelo perca a identidade e assim, podendo ser moldado com aspecto liso ou cacheado.  
"Liso natural, com balanço e pontinhas modeladas, não é o resultado alcançado com a progressiva"
9- Se realizada da maneira correta, a progressiva hidrata e dá brilho aos fios? 
Não, esta não é a finalidade do procedimento. Alguns fabricantes desenvolveram fórmulas que reúnem alisantes mais um creme reconstrutor. O processo em que o creme alisante é misturado com um poderoso hidratante, geralmente a queratina, é o de selagem. Estes produtos dão a impressão que o cabelo está hidratado por causa do brilho que deixam nos fios. Mas brilho não é sinal de cabelo hidratado.

10- Quem tem algum tipo de alongamento pode fazer a progressiva?
Para quem já tem um alongamento, como o megahair, a progressiva não é recomendada, pois não daria para escovar o cabelo e essa é uma das etapas do processo. Para quem ainda não alongou as madeixas, e quer adotar os dois procedimentos, o mais recomendado é fazer primeiro a progressiva e depois o alongamento. 

11- Fica bom alisar apenas uma parte do cabelo, como a franja? 

Funciona. Mas é importante separar muito bem as mechas em que se deseja fazer a progressiva, a franja, do restante do cabelo. O mais comum é fazer a progressiva somente na raiz e no comprimento do cabelo. Nas pontas, os profissionais não deveriam passar o produto, porque elas ressecam demais com o processo. 
12- Como fazer para o resultado da progressiva ficar mais natural e não tão escorrido? 
Não tem como regular a intensidade da progressiva, porque a progressiva não funciona como os alisamentos tradicionais que possuem diferentes forças. Até 2001, quem queria alisar recorria aos alisamentos ou relaxamentos, sendo que os alisamentos são indicados em diferentes níveis, dependendo da estrutura do cabelo. Com o surgimento da progressiva, as mulheres ficaram ávidas atrás do cabelo ultraliso, mas esse liso natural, com balanço e pontinhas modeladas, não é o resultado alcançado com a progressiva.

13- Existem no mercado diversas opções de escova progressiva: de flores, mel, chocolate, leite, marroquina... Qual a principal diferença entre elas? 
O cheiro. Na verdade, o percentual de alisante também pode mudar. Entretanto, a principal diferença entre eles é o cheiro mesmo e, em geral, quanto mais forte for a fragrância, é sinal de que o alisante também é. 

14- O teste de mecha deve ser realizado antes de realizar a escova? 

Sim. Cada caso é um caso. Não é todo cabelo que se pode fazer a escova progressiva. Por isso, é fundamental um teste de mecha para verificar a resistência do cabelo àquele produto químico.

15- Quais os cuidados para fazer a progressiva durar mais? 
Os cuidados básicos envolvem evitar prender ou colocar grampos logo após fazer a progressiva, pois o cabelo ainda está muito sensível e não torcer o cabelo para não ficar marcado. Além disso, é muito importante realizar hidratações no salão para recuperar os fios depois do procedimento químico. Dependendo do fabricante do produto, é preciso ficar um, dois ou três dias sem lavar os fios. Também têm aquelas que exigem que fique três dias antes e três dias depois sem lavar para que o produto tenha uma ação melhor. Tudo isso deve ser orientado pelo profissional que vai realizar o procedimento. 

Bom pra quem me conhece sabe que eu não gosto do meu cabelo,sou bem insatisfeita com ele,ele é liso,só que bastante ressecado,meu cabelo natural é liso,só que com ondas,e por isso aderi a progressiva o que ressecou ainda mais,mais com o tempo pra cá eu venho fazendo muita hidratação,e hoje ele está bem melhor,a progressiva é uma quimica,realmente bem forte,deve se pensar bastante antes de fazer,pois os resultados não podem ser como você imagina,e aí gatas gostaram do post,comentem :* ? beijocasss! 

4 comentários:

  1. Oieee Lu,tudo bem? Muito boa as suas dicas,meus fios também são lisos ondulados,por isso aderi as progressivas,mas confesso que fiquei insatisfeita pelo ressecamento que ela traz aos fios,hoje em dia recorro ao botox que é mais fraco,agride menos e tem o mesmo resultado.Bjão

    http://paulinhaeasmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. botox? já ouvi falar,mas também tenho medo de fazer,é pra confessar também estou insatisfeita com minha ultima progre,não ficou como eu esperava,mas é isso né,beijinhos!

      Excluir
  2. Gostei das dicas floor .... Faço progressiva e pinto mas minha cabelereira nunca faz tudo no mesmo em dia em mim normalmente ela faz a progressiva primeiro e uma semana depois ela pinta..
    Respondendo seu coment: Às vezes seu cabelo clarea por causa do xampu que vc usa ou até mesmo exposição ao sol... acontece :)
    Tem post novinho u.u olha?
    Beijinhus.... roohuniverse.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro,olho sim,sou louca pra ser loira,mas tenho medo de pintar devido já ter uma quimica no cabelo :/ bjão!

      Excluir

Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!